Dra. Nadia Bossa

TOY STORY 4: A FUNÇÃO DO BRINQUEDO NA VIDA DA CRIANÇA

    Como prometido, aqui vai o post baseado na indicação do filme de ontem: Toy Story 4. Proponho que reflitamos sobre a função de um brinquedo da vida de uma criança.

    Bonnie, uma doce menina, está triste porque começou sua vida escolar e vê que todas as crianças possuem amigos, menos ela. Até que ela senta numa mesa, sozinha, e após alguns minutos, pega alguns acessórios- como um garfo descartável, limpador de cachimbo, olhos etc- e monta Forky, que passa a ser a alegria da garotinha naquele momento.

    O filme traz diversas analogias que nos levam a refletir sobre a identidade de uma criança. Quando uma criança brinca com uma boneca, por exemplo, posso dizer que é como um sujeito se relacionando com o outro, em uma relação transferencial. Ou seja, a criança, em seu desenvolvimento, está aprendendo a se relacionar e a cada momento um brinquedo cumpre uma função na vida mental dela. Ela aponta suas tendências relacionais na forma que se relaciona com o brinquedo e é nesta hora que verbalizamos para ela o que está acontecendo.

    A personagem Bonnie deseja apenas o garfo e se apega a ele, pois foi a única coisa que ela teve em um momento de solidão e dificuldade social. O brinquedo de apego é benéfico porque está ajudando a criança a lidar com suas ansiedades e conflitos emocionais e passa a sensação de estar com uma companhia, segura e protegida.

    Ainda, no filme, vemos que Forky é um brinquedo que constantemente quer voltar para o lixo. Por que isso? Será que é por ele ser feito com um garfo DESCARTÁVEL e, por isso, se sentia descartável da mesma forma e facilmente substituível? Afinal, vemos ele tentando fugir o tempo inteiro, como no momento em que Bonnie e sua família estão na estrada e ele tenta escapar. Em contrapartida, vemos Woody se aproximando e reafirmando a importância dele para a pequena menina.

    Uma cena muito reveladora é quando entendemos porque o garfinho quer ficar no lixo. Ele diz para Woody: “O lixo é aconchegante. E seguro! Como se alguém dizendo: “tudo vai ficar bem”. Da mesma forma que Bonnie se sentia segura com Forky, Forky se sentia seguro no lixo. Ele entendia que aquele era o seu lar por conta do material com o qual o Garfinho foi feito.

    Podemos ensinar para a criança que algumas das suas características não são a essência da sua importância. Talvez uma criança se sinta burra, incapaz, chata, feia ou sem valor. Mas isso não é verdade. Vemos como os outros brinquedos e Bonnie estavam sempre querendo a presença de Forky. Do mesmo modo, a criança é ensinada que independente de como ela se vê, há amigos para serem feitos e alegria para ser compartilhada. Mostra, também, que devemos conviver com pessoas diferentes e sermos seus amigos. Não importa se ela é branca ou negra, menino ou menina, gorda ou magra, ou qualquer outra diferença, há algo nela que preciso: ela mesma. Preciso da sua companhia, da sua amizade, da segurança e dos sorrisos que ela me proporciona

    Por fim, Toy Story 4 mostra a realidade: uma criança precisa de brinquedos e, assim como Forky, precisa entender sua importância e o seu valor para os seus amigos!

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