A avaliação neuropsicológica utiliza baterias de testes, inventários e escalas padronizados para investigar o funcionamento global do cérebro por meio da análise do desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto e funções motoras e executivas. A avaliação tem como objetivo coletar dados das perdas e explorar funções intactas a fim de definir o tipo de intervenção necessária, uma vez que funções cognitivas com baixo desempenho podem prejudicar as atividades diárias, como trabalho, estudo e relacionamentos.
Indica-se a avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes que apresentam queixas cognitivas (desatenção, problemas de aprendizagem, esquecimento, dentre outros). As reclamações mais comuns sobre crianças e adolescentes envolvem problemas de comportamento, aprendizagem (leitura, escrita ou cálculo) e suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Já a avaliação neuropsicológica em adultos e idosos é indicada em casos de traumatismo craniano (acidentes ou quedas), Acidente Vascular Cerebral (AVC), epilepsia, depressão, demência, déficits associados ao uso de álcool e drogas e Doença de Parkinson.
Ainda, com a neuropsicologia, pode ser feito:
- Diagnóstico e reabilitação de pacientes que apresentam prejuízos ou modificações cognitivas ou comportamentais devido a eventos que atingiramprimária ou secundariamente o sistema nervoso central.
- Tratamento neuropsicológico do paciente cujo potencial adaptativo não é suficiente para o manejo da vida prática, acadêmica, profissional, familiar ou social.
- Avaliação do perfil cognitivo fornecendo dados que contribuam para as escolhas de tratamento medicamentoso e programação cirúrgica, assim como em processos jurídicos nos quais estejam em questão o desempenho intelectual de indivíduos e a capacidade de julgamento e de memória.