Dra. Nadia Bossa

Transtornos de Aprendizagem fundamentado nas Neurociências - EAD

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Imagem - Curso Transtorno

Objetivo do curso

São vários os fatores que podem interferir no processo de aprendizagem da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático dos alunos. Condições sociais, familiares, orgânicas e pedagógicas estão entre eles. E esse cenário complexo acaba por criar um dos principais problemas ao se lidar com os transtornos de aprendizagem: a sua identificação. O curso Transtornos de Aprendizagem tem o objetivo de ajudar o educador a identificar e encaminhar os principais transtornos de aprendizagem presentes nas escolas (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e TDAH).

O papel do educador neste contexto é fundamental. Sem esta identificação, o trabalho conjunto com profissionais de outras áreas e o trabalho posterior em sala de aula é bastante provável que os professores fiquem perdidos na sala de aula e os alunos nos seus mundos internos.

O curso a distância Transtornos de Aprendizagem fundamentado nas Neurociências é preferencialmente voltado a educadores, psicólogos, psicopedagogos e estudantes dessas áreas.

R$1.200,00

Descrição

Realização, Coordenação e certificação

Realização – INEPPSIN

O curso Transtornos de Aprendizagem fundamentado nas Neurociências – EAD é coordenado pela Profa. Dra. Nadia Bossa, realizado e certificado pelo INEPpsin – Instituto Internacional de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia e Neurociências e também pela Internacional Society Psychopedagogy (ISP) e veiculado exclusivamente via Internet.
Nele, o aluno encontrará mais de quatro horas de vídeos, vários textos para leitura complementar obrigatória além de muitas sugestões de leitura e diversos exercícios e testes de avaliação, totalizando mais de 60 horas de dedicação.
O objetivo é levar ao educador informação de qualidade para ajudá-lo a identificar e encaminhar os principais transtornos de aprendizagem presentes nas escolas.
Fazem parte dele vários recursos que visam maior interatividade, estímulo à leitura e à reflexão. O aluno tem acesso a leituras obrigatórias e textos sugeridos. Assiste a diversos vídeos e realiza exercícios de reflexão. Vários dos textos produzidos pelos alunos são compartilhados com colegas, desde textos opinativos, de reflexão, até relatos de experiências.

OBSERVAÇÃO: todos os materiais são exclusivamente acessados pela internet e ficam disponíveis até a finalização do curso, quando o aluno emite o certificado. Todos os materiais de leitura podem ser baixados.

Coordenação – Profa. Dra. Nadia Bossa

www.nadiabossa.com.br
Nadia Bossa possui graduação em Pedagogia e Psicologia, especialização em psicopedagogia e mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Neuropsicóloga e Doutora em Psicologia e Educação pela USP. No período de 1994 à 2000 realizou pesquisa de campo nas escolas estaduais da zona leste de São Paulo buscando elencar e compreender as causas das dificuldades de aprendizagem escolar. Foi professora da PUC/SP durante 17 anos. Atuou como professora e coordenadora de curso na Universidade Metodista durante 15 anos. Supervisona e coordena cursos de especialização em Psicopedagogia em diversas universidades públicas e privadas do país. É pesquisadora do Dipartimento di Neuroscienze, da Universidade de Turim. Diretora do CEAP, Centro de Estudos e Atendimento Psicopedagógico. Publicou vários livros pelas editoras Artes Médicas e Vozes.

Certificação

Após a finalização do curso, realizadas todas as tarefas e atingido o conceito de aprovação, cabe ao aluno a certificação pelo INEPpsin e ISP. O certificado pode ser impresso pelo próprio aluno, uma vez aprovado, a partir do site.
O certificado é codificado eletronicamente, individual e intransferível e nele consta a carga horária realizada (60 horas) bem como o conteúdo programático do curso. O certificado será enviado pelo correio para o aluno no endereço indicado no cadastro realizado no momento da inscrição.

 

Transtornos de Aprendizagem fundamentado nas Neurociências – EAD

São vários os fatores que podem interferir no processo de aprendizagem da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático dos alunos. Condições sociais, familiares, orgânicas e pedagógicas estão entre eles. E esse cenário complexo acaba por criar um dos principais problemas ao se lidar com os transtornos de aprendizagem: a sua identificação. O curso Transtornos de Aprendizagem tem o objetivo de ajudar o educador a identificar e encaminhar os principais transtornos de aprendizagem presentes nas escolas (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e TDAH).

O papel do educador neste contexto é fundamental. Sem esta identificação, o trabalho conjunto com profissionais de outras áreas e o trabalho posterior em sala de aula é bastante provável que os professores fiquem perdidos na sala de aula e os alunos nos seus mundos internos.

O curso a distância Transtornos de Aprendizagem fundamentado nas Neurociências é preferencialmente voltado a educadores, psicólogos, psicopedagogos e estudantes dessas áreas.

Metodologia

  • Exercícios de reflexão – os alunos são convidados a refletir e elaborar textos sobre relatos de experiências, propostas de atividades, referenciais teóricos, entre outros temas.
  • Exercícios de fixação – ao longo do curso são oferecidos muitos exercícios de fixação, com respostas comentadas.
  • Compartilhamento de textos – vários dos textos produzidos pelos alunos são publicados para a apreciação dos colegas.
  • Análise de produções de alunos com transtornos – uma grande quantidade de produções de alunos com diagnósticos de transtornos dos diversos tipos são apresentados e analisados.
  • Análise de casos – da mesma forma, são apresentados casos de transtornos diagnosticados em escolas.
  • Avaliação e revisão – ao final de cada módulo, o aluno é avaliado a partir de testes de múltipla escolha. Há a chance de se refazer a avaliação uma vez.
  • Depoimentos de educadores – em vídeos e textos, há relatos das experiências de diversos educadores que enfrentaram a problemática dos transtornos de aprendizagem.
  • Planos de atividades – são apresentados planos de atividade para a troca de opiniões e análises por parte da autora.

O curso segue metodologia autoinstrucional e é composto de 9 módulos. Você deverá percorrê-los em sequência, ou seja, só será permitido passar ao próximo depois de realizado o anterior. Ao final de cada módulo haverá uma avaliação na forma de testes de múltipla escolha.

Em cada módulo, você terá acesso a textos, vídeos e exercícios. Parte das produções dos próprios alunos é compartilhada com os colegas o curso. Para concluir o curso, o aluno deverá dedicar cerca de 60 horas, entre leituras, assistir aos vídeos, elaborar textos e realizar exercícios.

A consulta aos conteúdos dos módulos é livre e ilimitada. Assim, estude e escolha o momento que se sentir preparado para fazer a avaliação. O fato de você não ter obtido o conceito mínimo de aprovação em um módulo não o impede de continuar o curso realizando os outros módulos subsequentes.

Conteúdo programático

Módulo 1: Um olhar diferenciado

Nesse módulo é tratada a importância de um olhar diferenciado por parte do educador e da escola na identificação de transtornos.
São apresentados recursos e embasamentos teóricos que podem auxiliá-lo nessa fundamental tarefa. A partir de relatos de educadores, produções de alunos e da análise de situações de sala de aula, você terá condições de refletir sobre a construção de um olhar diferenciado e a complexidade inerente à identificação dos transtornos.

Poderá compartilhar suas reflexões e verá os comentários de colegas do curso. Você conhecerá alguns dos principais conceitos que estão na base da questão dos transtornos de aprendizagem.

  • Unidade 1: Construindo um olhar diferenciado
  • Unidade 2: Diferenciando dificuldade, problema, distúrbio e transtorno de aprendizagem
  • Unidade 3: A necessidade de um referencial teórico: abordagens comportamental, cognitivista e psicanalítica
  • Unidade 4: Todas as crianças podem aprender

Módulo 2: Aprendizagem

Nesse módulo são estudados aspectos dos trabalhos de Lev Vygotsky e Jean Piaget a respeito da aprendizagem. São discutidas diferentes concepções de inteligência bem como o conceito de “desenvolvimento e internalização das funções psicológicas superiores”.
Aliada a essa fundamentação teórica, há exercícios de reflexão baseados em situações de aprendizagem, tais como o caso Vitor de Aveyron, o menino selvagem.

A partir desse embasamento teórico e das reflexões sobre situações de aprendizagem, você terá condições de aprofundar seus conhecimentos acerca dos processos de aprendizagem e de seus desafios.

  • Unidade 1: Victor de Aveyron, a história do menino selvagem
  • Unidade 2: A aprendizagem
  • Unidade 3: Os quatro universos da Inteligência: universo da ação, universo da representação, universo do pensamento e universo da teorização
  • Unidade 4: O corpo construído especularmente
  • Unidade 5: A linguagem corporal
  • Unidade 6: Analisando a produção do aluno
  • Unidade 7: As causas definindo o tipo de intervenção

Módulo 3: Roteiro de observação

O professor deve desenvolver um olhar diferenciado frente ao aluno que demanda uma atenção mais especial, observando cuidadosamente certas áreas do desenvolvimento.

Nesse módulo são apresentados subsídios para se elaborar um roteiro de observação especialmente nas áreas relacional e de desenvolvimento geral. Assim, você poderá criar parâmetros para compreender em que nível de desenvolvimento se encontra seu aluno, o que contribuiria muito para a melhora da aprendizagem ou para a identificação de transtornos.

  • Unidade 1: Observação: subsídios para a descoberta das causas
  • Unidade 2: As três grandes áreas de observação: relacional, desenvolvimento em geral e habilidades específicas
  • Unidade 3: Observação na área relacional: relação aluno-aluno e aluno-professor
  • Unidade 4: Roteiro de observação na área relacional
  • Unidade 5: Área do desenvolvimento em geral
  • Unidade 6: Roteiro de observação nas cinco sub-áreas do desenvolvimento em geral: comunicação e expressão, percepção, desenvolvimento motor, compreensão espaço-temporal e dimensão sócio-afetiva
  • Unidade 7: Observação na área das habilidades específicas

Módulo 4: Dislexia

O problema da dislexia está ligado ao processamento da informação que é registrada pelo cérebro. Além da definição e principais aspectos ligados a esse transtorno, nesse módulo pode-se vivenciar experiências que se faz sentir um pouco das dificuldades pelas quais passam os portadores da dislexia.

A partir de relatos de sala de aula, de embasamento teórico e da análise de produções de alunos disléxicos, nesse módulo você conhecerá diversos aspectos que devem ser levados em consideração para um diagnóstico desse transtorno, encaminhamento e trabalho conjunto com profissionais de outras áreas e o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica.

  • Unidade 1: Dislexia: Características gerais e expressão funcional
  • Unidade 2: Diagnóstico
  • Unidade 3: Análise da produção dos alunos
  • Unidade 4: Graus diferentes
  • Unidade 5: Intervenção
  • Unidade 6: O papel do professor
  • Unidade 7: Resumo

Módulo 5: Disortografia

No módulo cinco você estudará a disortografia, um distúrbio de aprendizagem associado à ortografia das palavras. A partir de produces de alunos e relatos de sala de aula, você estudará diversos aspectos relacionados a esse transtorno e as diferenças entre disortografia e dislexia.

O professor em sala de aula pode auxiliar o desenvolvimento do aluno, trabalhando em sala de aula e, se necessário, em parceria com profissionais de outras áreas de forma a favorecer o processo de aprendizagem da criança. Você conhecerá uma série de atividades que poderão auxiliar no tratamento da disortografia e diversos aspectos de uma intervenção pedagógica.

  • Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
  • Unidade 2: Diagnóstico / memória visual
  • Unidade 3: Análise da produção dos alunos
  • Unidade 4: Diagnóstico comparativo: dislexia e disortografia
  • Unidade 5: Intervenção
  • Unidade 6: O papel do professor
  • Unidade 7: Resumo

Módulo 6: Disgrafia

Nesse módulo é tratada a disgrafia, caracterizada por uma dificuldade motora no traçado das letras. Você poderá conhecer as características associadas a esse transtorno e, a partir da análise de produções de alunos, você poderá aprender a diferenciar a disgrafia da disortografia e da dislexia.

Você terá condições de promover ações que auxiliem no desenvolvimento do aluno, atuando na melhoria do desempenho necessário para uma boa execução das tarefas que dependem do funcionamento motor e assim, poderá ajudar seu aluno a superar suas dificuldades.

  • Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
  • Unidade 2: Diagnóstico
  • Unidade 3: Análise da produção dos alunos
  • Unidade 4: Intervenção
  • Unidade 5: O papel do professor
  • Unidade 6: Resumo

Módulo 7: Discalculia

Nesse módulo, você estudará a discalculia, um transtorno de aprendizagem caracterizado por uma inabilidade para desenvolver uma linha de raciocínio aritmético. Você terá condições de promover atividades que permitem avaliar ou simular situações que possibilitem compreender como o aluno constrói seu raciocínio aritmético, e como esse aluno percebe as grandezas aritméticas e a relação entre elas. Assim, em sala de aula e em parceria com Profissionais de outras áreas, poderá promover ações adequadas que possam auxiliar no desenvolvimento de seus alunos.

  • Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
  • Unidade 2: Diagnóstico
  • Unidade 3: Discalculia ou dislexia?
  • Unidade 4: Intervenção
  • Unidade 5: O papel do professor
  • Unidade 6: Resumo

Módulo 8: TDAH

Nesse módulo você estudará o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, um transtorno de aprendizagem caracterizado pela combinação de dois fatores: dificuldade de concentração e hiperatividade. Será discutida ainda a polêmica questão do uso de medicamento no tratamento desse transtorno e o papel de atividades como o videogame.

A partir da análise de casos e embasamento teórico, você poderá compreender a condição do aluno com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, não confundindo o TDAH com falta de Educação ou preguiça. Você poderá, ainda, em sala de aula e em parceria com profissionais de outras áreas, promover algumas atitudes positivas visando auxiliar esse aluno.

  • Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
  • Unidade 2: Atenção concentrada e atenção difusa
  • Unidade 3: Diagnóstico
  • Unidade 4: Origem orgânica ou emocional?
  • Unidade 5: Comorbidade
  • Unidade 6: O videogame
  • Unidade 7: Intervenção: o problema da medicalização
  • Unidade 8: O papel do professor
  • Unidade 9: Resumo

Módulo 9: Como formatar um diagnóstico de Transtorno Específico de Aprendizagem / As neurociências evidenciando os processos envolvidos na aprendizagem

  • Unidade 1: Elementos para a formalização do diagnóstico dos transtornos de aprendizagem
  • Unidade 2: Relatório, laudo, atestado e parecer
  • Unidade 3: As neurociências evidenciando o diagnóstico e as condutas terapêuticas

Informação adicional

Carga Horária

60 horas

Certificação

INEPPSIN e ISP

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