Cursos de Aprofundamento

EAD

APROFUNDAMENTO EM PSICOPEDAGOGIA E NEUROCIÊNCIAS EAD

Para maiores informações escreva para secretaria@nadiabossa.com.br

O curso destina-se a profissionais que possuam curso de especialização em psicopedagogia, a psicólogos com o título de especialistas em psicopedagogia e a pediatras, psiquiatras infantis e neuropediatras.

O curso de Aprofundamento em Psicopedagogia e Neurociências tem a duração de 10 meses, ou seja, são 10 módulos.

As atividades desenvolvidas ao longo do curso serão: vídeo aula, leitura de textos, estudo de casos, aplicação dos testes, atividades de verificação da aprendizagem

O curso é certificado pelo INEPPsin e chancelado pela FAUSCS e pela USCS.

A USCS está entre as mais prestigiadas Universidades do País.

Investimento: R$ 1.200,00 podendo ser pago em ATÉ 10x de  120,00 reais.

Carga horária: 120 horas.

Conteúdo programático:

Bases epistemológicas do saber psicopedagógico:
• Fundamentos conceituais e manejo;
• Domínio das áreas do conhecimento que configuram a especificidade da Psicopedagogia e suas as aplicações no campo da aprendizagem humana;
• Relação recíproca entre aprendizagem e inteligência;
• Inteligência como fenômeno de adaptação; implicações no processo evolutivo da mente e do cérebro.

Especificidade do diagnóstico Psicopedagógico e os conceitos fundamentais:
• Demanda;
• Queixa;
• Enquadre;
• Contrato;
• Hipótese diagnóstica;
• Raciocínio clínico;
• DSM V e Transtornos do Neurodesenvolvimento;
• Critérios diagnósticos dos Transtornos Específicos da Aprendizagem Escolar
• Diagnóstico diferencial (TA, TDAH, TEA, TOD, TL, TM);
• Comorbidades;

Instrumentos de diagnóstico:
• Aplicação, correção e criação;
• Devolutivas: família, escola, outros profissionais;
• Relatórios, Laudos, Atestados;
• Encaminhamento.

Intervenção:
• Manejo;
• Definição dos aspectos cerebrais envolvidos nos diversos quadros;
• processos atencionais;
• mecanismos cerebrais da memória, tipos de memória, estágios da memória, alterações da memória;
• percepção, gnosia, agnosia;
• função motora, transtornos motores, praxia, apraxias;
• mecanismos cerebrais da linguagem, fala, prosódia, fluência, leitura e escrita;
• funções executivas, áreas cerebrais, relação com aprendizagem acadêmica;
• estabelecimento de estratégias de intervenção;
• desenvolvimento de protocolos de intervenção;
• aplicação dos protocolos de intervenção;
• alta, desligamento e fechamento do atendimento;
• simulação de atendimento e apresentação de casos clínicos.