Loja

Promoção

Material Completo

(3 avaliações de clientes)

R$800,00 R$600,00

Pacote completo com os 3 volumes que compõem o kit de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica:

  • Formulários, Entrevistas e Escalas
  • Testes para o Diagnóstico Psicopedagógico
  • Atividades e Protocolo de Intervenção Psicopedagógica

 

O que é Intervenção Psicopedagógica?

A intervenção psicopedagógica pode ser entendida como uma interferência realizada por um profissional da psicopedagogia em pessoas que apresentem dificuldades de aprendizagem.

 

A psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem. Isso porque o seu objeto central de estudo está estruturado em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos. Na intervenção psicopedagógica o procedimento adotado visa interferir no processo, com o objetivo de compreendê-lo explicitá-lo ou corrigi-lo, introduzindo novos elementos para o paciente, quebrando o padrão e as dificuldades anteriores gradativamente, aprimorando suas habilidades e superando seus déficits de aprendizagem.

 

As intervenções psicopedagógicas podem se traduzir em uma fala, um assinalamento, uma interpretação que o psicopedagogo realiza em crianças com déficit de aprendizagem, além de outros fatores específicos somados aos sinais apresentados pela criança na escola e/ou no meio social.

 

Consideramos então, que um dos principais objetivos da psicopedagogia é a intervenção, realizando a mediação entre adolescentes, crianças ou adultos e os seus objetivos específicos de conhecimento.

 

É importante salientar que as causas das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem são diversas, e por isso não é uma tarefa fácil para os educadores reconhecerem e compreenderem essa pluricausalidade. As escolas acabam rotulando e punindo esse grupo de alunos à repetência ou reprovação apenas, o que pode vir a causar mais problemas psicológicos ao jovem no futuro. Neste contexto sugere-se que haja um trabalho em conjunto entre o psicopedagogo e o professor. É uma boa opção organizar turmas para o trabalho em grupo, reunindo alunos que aprendem com mais facilidade e alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, porque crianças que entendem suas linguagens podem funcionar como professores uns dos outros.

 

Para a Psicopedagogia, os papéis de professores e alunos se alternam o tempo todo, pois podemos afirmar que no processo ensino-aprendizagem  visto pela psicopedagogia também aprende-se sobre nós, sobre a nossa forma de ensinar, na qual, os outros servem de espelho.

Alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica:

 

  • Analisa-se com mais atenção e cautela os erros dos alunos;
  • Elabora-se a reformulação e adequação das práticas docentes, para que elas se aproximem da necessidade dos alunos e atenda as dificuldades que o mesmo apresenta;
  • Recomenda-se que o professor em conjunto com a escola e o psicopedagogo, reflita sobre a estrutura curricular e sua compatibilidade com a estrutura cognitiva, afetiva e social do aluno com déficit de atenção, afinal para nós psicopedagogos a aprendizagem baseia-se no equilíbrio dessas estruturas.
  • Avalia-se o enfoque psicopedagógico da dificuldade de aprendizagem em crianças com déficit de atenção, os processos de desenvolvimento e os caminhos da aprendizagem, entendendo o aluno de forma individual e interdisciplinar, buscando apoio em diversas áreas do conhecimento, analisando a aprendizagem no contexto escolar, familiar e no aspecto afetivo, cognitivo e biológico;

 

A intervenção psicopedagógica pode ser entendida como estratégias que visam à recuperação de conteúdos escolares avaliados como deficitários nos pacientes. Procedimentos de orientação são realizados na intervenção, com a proposta de atividades como brincadeiras, jogos de regras e dramatizações, com o objetivo de promover a plena expressão dos afetos e o desenvolvimento da personalidade de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem.

 

Ocorre que por meio da intervenção psicopedagógica as lacunas no nível dos conteúdos escolares são preenchidas, o que pode ser muito útil para a criança, se a razão de seu mau desempenho for de natureza pedagógica.

Instrumentos de diagnóstico e intervenção psicopedagógica, como atividades e testes tendem a ser muito eficazes e permitem uma abordagem mais ampla das necessidades particulares de cada sujeito.

 

 

Este Material de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica é resultado de mais de 30 anos de trabalho e pesquisas em Psicopedagogia, e agora compartilho com todos vocês, para que possa contribuir com sua prática psicopedagógica e ser seu companheiro diário na busca por aprimoramento dos atendimentos clínicos e institucionais. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre eles? 

 

  • O primeiro volume ( FORMULÁRIOS, ENTREVISTAS E ESCALAS) traz modelos de relatórios, laudos, anamnese, escalas de avaliações e outros documentos necessários desde o primeiro encontro ao desligamento do paciente, traz também varias escalas para avaliação dos recursos para a aprendizagem e avaliação do comportamento.

 

  • O segundo volume ( TESTES PARA O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO) apresenta pranchas de testes elaborados, aplicados e aperfeiçoados por mim, Dra. Nadia Bossa, ao longo desses 30 anos.

 

  • O terceiro volume ( ATIVIDADES E PROTOCOLOS DE INTERVENÇÃO) apresenta os protocolos de intervenção. São muitas pranchas para estabelecer, desenvolver e aprimorar habilidades cerebrais e comportamentais daquele que chega à nossas mãos, construídas uma a uma na experiência com cada criança e adolescente que cruzou o meu caminho.

 

Vale lembrar que QUANDO VOCÊ ADQUIRE O MATERIAL RECEBE UM LINK DE UM CANAL FECHADO NO YOUTUBE COM ALGUNS VÍDEOS DEMONSTRATIVOS SOBRE A APLICAÇÃO E CORREÇÃO DOS TESTES E ESCALAS.

Peso 3400 kg
Dimensões 25 × 32 × 20 cm

3 avaliações para Material Completo

  1. Sueli

    O material é excelente! Surpreendeu minhas expectativas e apesar de já atuar na área e ter alguns materiais com certeza esse irá me auxiliar muito! Adorei!

  2. Salete Anderle Psicopedagoga

    Uma avaliação precisa de instrumentos adequados eu uso vários, dentre eles, super recomendo este da Dra. Nadia Bossa por ser completo, atende todas as áreas que temos que avaliar, as avaliações nos dão subsídios para focar o atendimento nas áreas de conhecimento e assim as potencializar áreas específicas. Um material de grande qualidade.

  3. Alessandra Lima

    Excelente marerial!!
    Estou amando trabalhar nas minhas intervenções.
    Pode se trabalhar de diversas maneiras contextualizando as de acordo com a necessidade específica de cada um.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *