Cores disponíveis: Azul, Verde e Vermelho.
R$110,00
Este material deve servir como um instrumento que mede e desenvolve a habilidade de analisar e sintetizar estímulos visuais abstratos, a capacidade de planejamento visuoespacial bem como gnosias e praxias visuoconstrutivas.
Objetivo: O CUBO MÁGICO possui o objetivo de ser utilizado como um instrumento de intervenção Psicopedagógica. Foi pensado a possibilidade de utilizá-lo no desenvolvimento de diversas funções mentais, entre elas:
Funções Cognitivas
Funções executivas: exige planejamento, para o que se deseja criar; utiliza-se da memória operacional, pois exige conhecimento prévio ao buscar na memória o controle inibitório para executar de forma correta os movimentos necessários para a montagem, e flexibilidade cognitiva permitindo criar estratégias para alcançar resultados através de várias possibilidades psicomotoras por intermédio da coordenação motora fina.
Funções Comportamentais e Aspectos Emocionais
Os ganhos cerebrais:
O comportamento motor conhecido como praxia construtiva, envolve não só as áreas posteriores do cérebro parieto-occipitais, mas também as áreas frontais. A proposta é de que o CUBO MÁGICO seja utilizado na confecção de uma figura determinada por um modelo.
Assim, são colocadas em atividade funções do hemisfério direito, como a abstração, imaginação e criatividade, e o hemisfério esquerdo, com o planejamento, raciocínio lógico e a concretude da atividade; e ao mesmo tempo as gnosias visuais que são de responsabilidade das áreas occipto-parietal.
O ponto a ser salientado é a riqueza de conexões proporcionadas entre a área pré-frontal e outras áreas do cérebro. Essas conexões são bidimensionais, oferentes e eferentes, ou seja, pertencem a circuitos que se dirigem ao cérebro, como também circuitos que partem do cérebro, sendo que os mais importantes são as conexões provocadas entre as áreas frontais e tronco cerebral em suas partes posteriores, bem como as estruturas talâmicas.
Utilização: Esses cubos por serem articulados, são mais interessantes que os cubos do WISC. O desafio é maior. A intenção é montar, tirar foto de cada figura montada e depois utilizamos as fotos para aplicar o instrumento de duas formas:
Observação: A indicação é utiliza-lo para desenvolver as habilidades propostas, porém a criatividade do profissional aliada a seu conhecimento deverá ser seu principal norte. Se puder, após as montagens, envie-nos fotos para que fique no nosso banco de dados.
2 em estoque
Avaliações
Não há avaliações ainda.