Testes para Diagnóstico Psicopedagógico - Nádia Bossa
Testes, Psicopedagogia, Psicologia, Diagnóstico, Intervenção, Protocolos
22035
product-template-default,single,single-product,postid-22035,theme-stockholm,woocommerce,woocommerce-page,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.5.2,menu-animation-underline-bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive
 

Loja

Testes para Diagnóstico Psicopedagógico

R$300,00

Este é um conjunto de Testes desenvolvidos para a realização do Diagnóstico Psicopedagógico. Tem como principal objetivo avaliar qualitativamente as habilidades necessárias às aprendizagens acadêmicas. Os testes foram pensados de modo a permitir uma grande variedade na forma de aplicação, contendo em cada uma das pranchas competências que podem ser avaliadas bem como instruções para o aplicador.

 

Com base no conhecimento sobre o desenvolvimento e funcionamento cerebral e sua repercussão cognitiva, elaborei o presente instrumento de diagnóstico psicopedagógico , para mapear o nível de aquisição das competências mentais necessárias ao processamento dos conteúdos escolares.

Este material consiste em uma bateria composta por pranchas destinadas à avaliação do nível de competência cerebral e cognitiva, necessário às aprendizagens escolares. Partimos do pressuposto que as aprendizagens escolares. Partimos do pressuposto que as aprendizagens acadêmicas, em todas as áreas do conhecimento, requerem um domínio básico e funcional do sistema de representação da nossa língua, bem como de outras habilidades cognitivas, motoras e relacionais.

 

Ocorre que o verdadeiro domínio conceitual, em qualquer que seja a área de conhecimento, está intimamente imbricado com uma série de sistemas cerebrais que devem ser ativados e desenvolvidos na infância, para que atinjam a sua eficácia. Esta Bateria de Testes contém estímulos visuais e propostas de atividades mentais que permitem o mapeamento do cenário cerebral, cognitivo e comportamental.  

 

A consciência da sílaba consiste na capacidade de segmentar a palavras em sílabas. Esta habilidade depende da capacidade de realizar análise e síntese vocabular. A análise é a decomposição em elementos constituintes. No caso das palavras, a análise é a capacidade de identificar as sílabas. A síntese que é a operação mental pela qual se constrói um sistema, um agrupamento de fatos particulares em um todo que os abrange e os resume, quando se trata de um conjunto de sílabas, fazer a síntese significa compreender o sentido da palavra. Atividades como contar o número de sílabas; dizer qual é a sílaba inicial, a do meio ou final de uma determinada palavra, dependem do desenvolvimento da consciência fonológica. Assim como, subtrair ou adicionar sílabas das palavras, formando novos vocábulos.

 

Desta forma, percebemos que um certo nível de consciência fonológica é imprescindível para a aquisição da lectoescrita, ao mesmo tempo em que, com domínio da escrita, a consciência fonológica se aprimora. Os estágios iniciais da consciência fonológica contribuem para o desenvolvimento dos estágios iniciais do processo de construção da escrita, que pressupôem a descoberta da relação grafo-fonológica, baseada em um esforço da criança para realizar a conversão das letras em sons (na leitura) e dos sons nas letras (na escrita), alcançada através do desenvolvimento de certas habilidades práxicas, gnósicas.

 

Cabe mais uma vez ressaltar, que quando nos referimos a leitura e a escrita, no ãmbito desta bateria de testes estamos tratando de todo o sistema de representação envolvido nas aprendizagens acadêmicas e que são aqui avaliados através das várias competências contempladas nas pranchas de Testes para Diagnóstico Psicopedagógico.

Vale lembrar que QUANDO VOCÊ ADQUIRE O MATERIAL RECEBE UM LINK DE UM CANAL FECHADO DO YOUTUBE COM VÍDEOS EXPLICATIVOS SOBRE A APLICAÇÃO E CORREÇÃO DE ALGUNS DOS TESTES E ESCALAS.

 

Informações:

  • Título: Bateria de Testes para Diagnóstico Psicopedagógico
  • Autor: Nadia Aparecida Bossa
  • Assunto: Psicopedagogia – diagnóstico, Pedagogia, Psicologia.
  • ISBN: 978-85-919962-1-6
  • Idioma: Português
  • Ano: 2017
  • Edição: 1
  • Número de Páginas: 48
  • Dimensões: 14 x 21 cm

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Testes para Diagnóstico Psicopedagógico”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *