Dra. Nadia Bossa

O cérebro e as experiências na primeira infância

Nadia A. Bossa

As neurociências mostram que a configuração cerebral pode ser modificada e potencializada em função das experiências proporcionadas pelo meio. Pensar a educação a partir desse conhecimento é o grande desafio.

Partindo das contribuições mais recentes das neurociências, vou discorrer neste artigo a respeito da importância das experiências vividas pela criança na primeira infância e como influenciam a arquitetura cerebral. Mais do que sugerir novas formas de ensinar, meu principal objetivo é auxiliar aquele que educa a dar sentido ao seu fazer. Digo sempre que a maior contribuição das neurociências para a pedagogia e a psicologia não reside prioritariamente em trazer novas metodologias, mas, sim, em tornar objetivo aquilo que até então estava no campo do subjetivo.

Podemos, hoje, através dos exames de neuroimagem, constatar o efeito cerebral da atividade humana. Podemos nos valer das pesquisas na área para saber como, quando e o quanto vale a pena brincar de cantar, pular amarelinha, soletrar palavras, lembrar nomes de animais que comecem com F e tantas outras atividades aparentemente simples, mas que, quando realizadas da forma correta, no momento exato, têm o poder de tornar o cérebro o mais potente que ele pode ser.

Matéria completa:
Revista Pátio – Editora Grupo A
Abril/Junho 2017
Número 51

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Recentes

Artigos
Nádia Bossa

FREUD EXPLICA: POR QUE ASSISTIMOS PORNÔ?

A pornografia é parte do cotidiano de muitas pessoas. Em um post anterior, já falei sobre os malefícios do consumo do pornô – que vão desde a saúde individual e orgânica do espectador até os impactos afetivos nos relacionamentos amorosos e sexuais – mas hoje, convido à reflexão: por que ainda assim as pessoas assistem pornografia? A psicanálise tem algo a dizer sobre isso?

Leia mais »
Artigos
Nádia Bossa

NARCISISMO MATERNO, COMPLEXO DE ÉDIPO & SUPEREGO E ID EM: “CISNE NEGRO”

“Cisne negro” é, com certeza, uma das obras mais repletas de significado para a Psicologia- em uma estranha coincidência (ou não), Natalie Portman, que ganhou um Oscar de melhor atriz pela sua atuação fenomenal no papel de Nina, é formada em Psicologia em Harvard. São muitos os conceitos psicanalíticos presentes no longa, que se estendem desde o Complexo de Édipo e o Narcisismo Materno até “Neurose, Psicose e Perversão”, de Freud.

Leia mais »
0
    0
    Seu carrinho
    Carrinho VazioRetornar a Loja