APROFUNDAMENTO EM PSICOPEDAGOGIA E NEUROCIÊNCIAS EAD
A metodologia adotada no curso inclui vídeo aulas, estudo de casos, aplicação e análise de testes, leitura de textos inéditos traduzidos e produzidos especialmente para nossos alunos e atividades de verificação da aprendizagem.
Ao término do curso o INEPPsin emitirá certificado para todos os alunos.
A emissão do Diploma chancelado pela USCS e pela FAUSCS, é opcional. O aluno que quiser deverá solicitar o junto à secretaria do INEPPsin a emissão do seu diploma chancelado pela Universidade, mediante o pagamento da taxa de emissão, no valor de R$240,00.
A USCS está entre as mais prestigiadas Universidades do País.
Carga horária: 120 horas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I – Bases epistemológicas do saber psicopedagógico fundamentado nas neurociências:
• Fundamentos conceituais das neurociências e manejo na Psicopedagogia;
• Domínio das áreas do conhecimento que configuram a especificidade da Psicopedagogia e suas as aplicações no campo da aprendizagem humana, considerando suas bases biológicas;
• Relação recíproca entre aprendizagem e inteligência no âmbito das neurociências;
• Inteligência como fenômeno de adaptação; implicações no processo evolutivo da mente e do cérebro.
II – Especificidade do diagnóstico Psicopedagógico e os conceitos fundamentais:
• Demanda;
• Queixa;
• Enquadre;
• Contrato;
• Hipótese diagnóstica;
• Raciocínio clínico;
• DSM-V e Transtornos do Neurodesenvolvimento;
• Critérios diagnósticos dos Transtornos Específicos da Aprendizagem Escolar
• Diagnóstico diferencial (TA, TDAH, TEA, TOD, TL, TM);
• Comorbidades;
III – Instrumentos de diagnóstico:
• Aplicação, correção e criação;
• Devolutivas: família, escola, outros profissionais;
• Relatórios, Laudos, Atestados;
• Encaminhamento.
IV – Intervenção:
• Manejo;
• Definição dos aspectos cerebrais envolvidos nos diversos quadros;
• Processos atencionais;
• Mecanismos cerebrais da memória, tipos de memória, estágios da memória, alterações da memória;
• Percepção, gnosia, agnosia;
• Função motora, transtornos motores, praxia, apraxias;
• Mecanismos cerebrais da linguagem, fala, prosódia, fluência, leitura e escrita;
• Funções executivas, áreas cerebrais, relação com aprendizagem acadêmica;
• Estabelecimento de estratégias de intervenção;
• Desenvolvimento de protocolos de intervenção;
• Aplicação dos protocolos de intervenção;
• Alta, desligamento e fechamento do atendimento;
• Simulação de atendimento e apresentação de casos clínicos.
V – Estudo de Casos:
• Simulação de atendimento clínico;
• Apresentação de casos clínicos.
Para maiores informações escreva para secretaria@nadiabossa.com.br